Parabenos: benéficos ou maléficos?

quinta-feira, 30 de junho de 2016


Olááá meu povo,
vocês sabem o quanto eu gosto de compartilhar aqui no Blog coisinhas sobre cabelo.
Ultimamente o que eu tenho reparado bastante é que algumas marcas de Shampoos e Condicionadores estão investindo em produtos livres de Parabenos.
Daí que muita gente fala Parabenos, mas não explica o que diabos é um Parabeno ou pra ele serve.
Como eu já mostrei aqui no Blog uma linha de shampoo e condicionar que se diz ser livre de Parabenos (e também por ser Química), me senti no dever de tentar explicar de maneira rápida e simples sobre esse produto.

Bom, os Parabenos são conservantes químicos, ou seja, são utilizados para conservar e manter as características físicas e químicas do produto. Além disso, evitam a proliferação de microrganismos. Eles não são utilizados apenas em shampoos ou condicionadores, e sim em váááários cosméticos e até em alguns alimentos, como desodorantes, sabonetes, molhos, maioneses, etc.
Nos rótulos são descritos como: Metilparabeno, Etilparabeno, Propilparabeno ou Butilparabeno.

 


Então, se analisarmos bem os Parabenos são importantes para manter a qualidade daquele produto.
Mas, se eles são "importantes", porque essa polêmica de produtos com ou sem Parabenos?
A polêmica toda começou depois de alguns estudos indicarem que os Parabenos poderiam causar câncer. Explicando rapidamente, eles impedem que o hormônio estrogênio (hormônio feminino) seja captado pelo seu corpo, deixando-os livres no sangue, isso pode causar vários distúrbios, dentre eles o câncer de mama e de útero (daí você entra na questão dos anticoncepcionais... mas o post não é sobre isso).  A utilização de produtos com Parabenos acaba acumulando esse composto no seu corpo.

Isso faz pensarmos que, mesmo importantes, os Parabenos podem trazer algum malefício.
Ainda não foi comprovado totalmente que os Parabenos realmente causam problemas, maaas como forma de prevenção, muitas marcas (nacionais e principalmente internacionais) estão evitando utilizá-los em suas fórmulas.

Em alguns países o uso de Parabenos já foi proibido, mas aqui no Brasil a ANVISA ainda permite a utilização desses químicos, mas claro, com uma quantidade máxima permitida.

Entendendo agora um pouco sobre Parabenos fica à seu critério utilizar produtos que tenham ou não. Todo e qualquer produto consumido de forma incorreta ou em grande quantidade, vai te fazer mal. Talvez o problema não seja o Parabeno em si, mas sim a quantidade que consumimos, já que eles existem em vários produtos que utilizamos no nosso dia a dia e isso acaba nos afetando em algum momento da vida.

E ai gente, gostaram do tira-dúvidas?
Espero muito ter esclarecido um pouco sobre esse assunto. :)

Beijo e até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário