Sem lactose, sem glúten, diet, light... Han?? O que é isso?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015


Quando a gente pensa em fazer uma dieta, logo vem aquela lista de coisas que não devemos consumir pra obter um melhor desempenho, mas daí você começa a ver tanto nome estranho, tanta coisa que você nem sabia que existia, e você se pergunta, o que é isso? Como saber onde eles estão presentes??

Ah, cortei a Lactose da minha alimentação. 
Não posso comer alimento com Glúten (e não glúteos).
Esse chocolate é diet e light?

Você sabe o que é isso tudo??

Lactose, glúten, light e diet hoje são quase princípios básicos da dieta alimentar, mas eles nem são tão vilões assim. Tudo depende da quantidade que você consome.

O Glúten é uma proteína, derivada de alguns cereais, como trigo e cevada. E claro, todo produto que use esses ingredientes vão possuir glúten.
Mas ele engorda?
Não necessariamente.
Alguns alimentos que possuem glúten também vem recheados de gordura e sal, e esse tipo de alimento, sim, são os vilões. Exemplo: Bolo, biscoitos.
Outros alimentos que contém glúten, como torradas e o nosso velho pão, não engordam se consumidos de forma regular. Um pãozinho por dia não vai acabar com a sua dieta. Não se pode é querer comer três num dia só, calma ai!rs
Então, associar Glúten à algo que engorda, não é totalmente certo! O importante é comer com moderação, já estamos cansados de saber.

Já a linda Lactose, como o nome já diz -ose, é um açúcar, derivado do Leite. E açúcar PODE virar o que? Gordura!!
Como o consumo de Leite por nós brasileiros é bem grandinha, isso pode nos conceder alguns quilinhos à mais. Por isso ela também se torna uma vilã na nossa dieta.
Hoje já existem o Leite derivado da Soja que possuem menos gordura, menos colesterol, menos tudo né!rsrs Pra quem gosta de consumir muito Leite, é uma ótima opção, mas é bom uma prescrição médica, porque excesso faz mal, mas a falta de algum alimento também faz!
Ahh, e Leite Desnatado não é Leite sem Lactose. É apenas um leite com menor teor de gordura.



E o diet e light?
Vamos lá, pra não esquecer:
Diet - ausência de algum componente ou ausência de açúcar.
Light - menor teor de algum componente. Pode ser açúcar, gordura, sal...
Pronto! Facinho.
A ausência ou baixo teor ajuda bastante na dieta. Mas, cuidado! Normalmente esses alimentos vem com outrooos tipos de ingredientes que servem pra "substituir" a falta do açúcar ou da gordura, o que pode engordar também viu.



Bom, acho que deu pra perceber que o importante é você saber o que está consumindo e procurar sempre um profissional especializado e que saiba exatamente o tipo de alimentação que você precisa. Retirar, não é a palavra correta, e sim reeducar. :)

Beijoo





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