ENEM não é bicho de sete cabeça!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015


Oi oi pessoal,
O Enem 2015 tá chegando, já vejo muita gente comentando, postando coisas nas redes sociais e também vejo gente APAVORADA com essa prova, então no post de hoje resolvi fazer tipo um bate-papo sobre a minha opinião com relação a prova e algumas dicas para você que vai fazer.


Meu povo, primeiramente CALMA. A prova do Enem não é coisa de outro mundo. Por já ter feito 3x,  posso dizer com toda certeza que não é nada demais. Claro, é uma prova extensa, cansativa... e blá blá blá, isso todo mundo já sabe, mas sempreee tem alguém que esquece das principais coisas, por isso acho que esse post pode te ajudar.
A poucos dias da prova vejo gente enlouquecendo de estudar, preocupado com o que levar... enfim.

DICAS:

- Não adianta querer se entupir de livros faltando 3 dias pra prova achando que você vai aprender alguma coisa. Não vai. Você vai tentar decorar e com certeza no dia você vai esquecer. E pior, a tua dúvida do decoreba vai fazer você ficar indeciso nos itens e te fazer errar. O que você aprendeu, aprendeu, agora não adianta ficar correndo. Se você tem algum tipo de revisão sobre algo que você já sabe, mas quer refrescar na memória, é mais válido.

- Não esquece do principal: Documento e caneta. Esses são os 2 itens principais e os primeiros que você deve colocar na bolsa ou no bolso. Leva também a ficha de inscrição pra não esquecer o local de prova e a sala.

- Não vai perder a prova por atraso. Sério, isso não é desculpa. Se essa prova significa tanto pra ti, saí cedo de casa e já imagina que podem acontecer mil e uma coisas no caminho. Se não sabe onde é o local, já olha no Google como chegar, se for pegar ônibus já verifica qual, os horários... traça direitinho a rota até chegar no local pra não correr o risco de se perder.

- O que levar pra comer? Biscoito? Chocolate? Refrigerante? Xilito? Suco?
Pra que isso??? Pra fazer uma prova você come esse tanto de bagulho?
Eu sei que a prova é cansativa, demorada... mas não precisamos exagerar. Tem gente que leva um mercantil dentro de uma sacola. Isso só vai te atrapalhar. Você vai ficar pensando em comida, comida e não vai focar na prova. Leva uma garrafa de água bem gelada pra evitar de sair da sala e perder tempo e só alguns chocolates. O açúcar é ótimo pros neurônios, vai te dar mais energia pra pensar na prova. (ah, se levar garrafinha de água de casa tem que ser embalagem transparente, tá?!)

- Evita de ir ao banheiro no momento da prova. Você perde um tempão e quebra o teu foco. Vai antes de começar a prova.

- Tenta permanecer na sala pelo menos o tempo necessário pra receber o caderno de provas. Se você não se saiu bem, pelo menos pode guardar os cadernos e treinar em casa sem pressa. Tem gente que com 1h de prova, entrega o gabarito e vai embora. Nossa, pra que  que foi fazer?

Pra finalizar, não se apavora. Dorme bem no dia anterior, descansa, pra na hora da prova não ficar com sono ou estressado. Faz tranquilo. Ler e reler várias vezes a questão. Se não lembrar ou não souber já pula pra próxima, as vezes acontece de nas questões seguintes aparecer a resposta daquela questão que você não sabia. Acontece.

Não dependa da Sorte. Vá firme no seu conhecimento e faça uma boa prova.
Essa não será a primeira e nem última chance da sua vida. :)

2 comentários :

  1. Oioi Como vai? (:
    Enem apavora muita gente! Inclusive a mim hahah Ano passado não fiz a prova, e marquei bobeira. Esse ano será a primeira vez que faço a prova e não sinto que estou preparada, mas espero me garantir nas matérias de português, química, história e redação pelo menos. Matemática vai ser uma prova sofrida xD
    Bom, acho que é como disse, se não estudou uns 3 meses antes, pelo menos, não adianta querer estudar faltando 1 semana. Se eu tenho que ver algo, eu reviso nas ultimas semanas, mais para mim não adianta querer aprender nada de ultima hora. Até porque eu já tenho que estudar para o meu curso, então fica difícil. Esse ano vou meio despreparada, mas como também não vou fazer faculdade no próximo ano, estou mais tranquila. Mas na próxima prova eu vou com tudo! \o
    Tem pessoas que tiram notas boas sem estudar muito, e isso meio que nos tranquiliza kkkkk ou não.
    Bom, espero que todos nós consigamos nos sair bem.

    Como você foi nas provas? Achou muito difícil? Beijos adorei o post *-*
    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taynara, muito obrigada pelo teu comentário, que bom que vc gostou! :)
      Espero que você possa ao menos ter uma experiência esse ano e se prepaprar melhor pro próximo. Eu fiz 3x como disse, na primeira não passei pro curso que eu queria, a nota até era boa, mas não o suficiente, na segunda vez consegui. Estou no penúltimo semestre do curso de Química. A terceira eu fiz só por fazer. Rsrs A prova em si não é difícil não, é mais uma questão de lógica e raciocínio do que aprendizados específicos. Você precisa realmente ter conhecimento de assuntos variados e não bitolar muito em fórmulas e coisas decoradas. Boa prova.
      Beijoo

      Excluir