Transformando óleo de cozinha em sabão.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015


Oláá pessoal,
hoje o Blog vai te ensinar uma "receita" de como reutilizar aquele óleo de frituras que você tanto descarta por ai. 
Tem gente que coleta esse óleo e guarda sem saber o que fazer e tem gente que simplesmente descarta no ralo da pia :(

Hoje com o mundo de cabeça pra baixo devido as alterações que tanto fizemos na natureza, acho que esse tipo de atitude já uma passo bem legal pra não "piorar" a situação. É uma técnica bem simples, mas que tem seus cuidados. Então, vamos deixar de lenga lenga e saber como fazer essa "mágica".

Na internet são disponibilizadas váriiiiias receitas de como fazer esse processo, mas nem sempre todas estão exatamente corretas. Pode ser que tenha algum produto em excesso e que prejudique no resultado final. A receita que vamos indicar é a mesma disponibilizada no site Manual do Mundo, que por sinal é muito legal.

Ingredientes: 

• 5 litros de óleo usado, aqueles de frituras.
• 500ml de detergente
• 1 copo de sabão em pó
• 1 litro de água quente (sem ferver)
• 1 litro de soda cáustica líquida
• 1 balde grande (de plástico) para fazer a mistura
• 1 misturador de madeira (pode ser um cabo de vassoura)
• formas de plástico ou alumínio
• sacos plásticos
• 1 faca bem amolada (para cortar o sabão em pedaços)
• luvas de borracha

Fica a seu critério utilizar algum tipo de essência pra dar um cheiro mais agradável ao sabão.

Passo a passo:

Bom, a primeira coisa que devemos fazer é coar o óleo, pra que não venham aquelas sujeirinhas ou restos de comidas que ficam no óleo. Você pode utilizar um funil com um pano fininho, um funil com uma esponja de aço ou algum outro método que você use pra coar, o importante é deixa o óleo de cozinha limpo. Feito isso, vamos pôr as luvas e começar.

No balde de plástico despeje a soda cáustica (com muito cuidado) e a água quente, mexa com o cabo de vassoura por alguns minutinhos. Depois, misture o óleo, o detergente e o sabão em pó (e a essência também, caso você queira) e continue mexendo por 40 minutos. Você vai perceber que depois dos 40 min. a mistura se torna um pouco mais grossa, e quando você levanta o cabo da vassoura a mistura demora um pouco a escorrer, daí você sabe que chegou no ponto certo.

Agora, forre as formas com o saco plástico, o saco vai servir como a farinha de trigo que a gente unta a forma do bolo sabe, pra ajudar no final a retirar o sabão.
Despeje toda a mistura nas formas, coloque num ambiente preferivelmente com sol e vento e deixe por até 2 dias, pra que ele seque bem.
PRONTO!

Depois, com o sabão já sequinho, é só desenformar, cortar em cubos ou do formato que você preferir e utilizar pra lavar as suas louças.

OBS: Esse tipo de sabão só pode ser utilizado para fins domésticos, não pode ser utilizado como sabonete ou para lavar o rosto.



 
 


Certo, expliquei direitinho como fazer e tal, mas por que isso acontece?

Vou explicar de uma forma bem rapidinha e fácil de entender, até porque o importante aqui é saber fazer o sabão.
O sabão nada mais é do que um tipo de sal. A mistura do óleo (que é gordura) com uma base (soda cáustica) forma um sal, que aqui nesse caso é o sabão.
Sabemos que a soda cáustica é corrosiva e temos que ter cuidado com ela, mas quando é misturada com o óleo ela é neutralizada e não tem mais aquele poder de corroer, por isso não tem problema. E o mesmo que acontece com aqueles efervescentes que a gente usa quando está com azia, o efervescente neutraliza o ácido do seu estômago e a azia passa.

Deu pra entender? rsrs Espero que sim.
Agora você tem a opção de não jogar fora o óleo usado e ainda fabrica bastante sabão pra você usar no seu dia-a-dia. Haha

Qualquer dúvida é só perguntar aqui nos comentários e até as próximas dicas!
Beijooo






Nenhum comentário:

Postar um comentário